domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ervas Daninhas crescendo no jardim


O rapaz arranjou um bom emprego (afinal, se lhe permite a modestia) ele sempre fora um cara inteligente, bem articulado e informado. Ganhava cerca de 1,800 reais (só a comissão, fora o salário de 450,00). Morava sozinho, em São João de Meriti (pacata - eufemismo - cidade da baixada Fluminense). Eis que surge a oportunidade de dividir aluguel em Santa Teresa com uma galera bacana, descolada, tudo estudante de história (só ele secundarista).

Sim, foi um tempo de muita aprendizagem. A política, a história, sociologia, eram assuntos de café da manhã, almoço, jantar... mas, tambem de festinhas hiper-descoladas, onde as drogas rolavam soltas.

Para quem não conhece, Santa Teresa é um bairro boêmio, no centro do Rio de Janeiro. Belo bairro, por onde circulam artistas, intelectuais, malandros e putas (algumas belissimas). Esse bairro é rodeado de favelas. Só para se ter uma idéia, em frente ao mercado onde costumava-mos fazer compras, tinha uma mini boca de fumo (há 500 mts da delegacia do bairro).

Enfim, foi alí que começou um processo, ao mesmo tempo benéfico, ao mesmo tempo destruidor. Porque inegavelmente, nosso herói aprendeu boa parte de sua bagagem cultural alí, com as pessoas que viviam com ele e com os amigos que ele fez no bairro. Mas, a droga alí também era cultural, misturada á facilidade, a grana que o rapaz recebia do trabalho...

Era um jardim florescendo. Mas, as ervas daninhas lá estavam e ele não percebeu isso

Um comentário:

  1. TÂO inteligente.....e nada percebeu!!! Não precisava ter ido tão longe,Saint jhonn q é teu berço tem tudo isso basta querer enxergar...MAS MUITO MUITÍSSIMO BACANA O TEXTO AMEI.

    ResponderExcluir